5 FACTOS SOBRE SPOLETO


5 FACTOS SOBRE SPOLETO

 

Spoleto é uma cidade fantástica da Umbria, que se situa no centro de Itália, conhecida em todo mundo pelas mais diversas razões. O que tem em comum com o nosso restaurante? É a cidade natal do Chef Sergio Crivelli. Por isso, neste artigo, viajamos até à maravilhosa cidade italiana e damos a conhecer as suas especialidades.

 

1. PARAÍSO MEDIEVAL E DA CIVILIZAÇÃO ROMANA

Esta cidade está cheia de riquezas medievais e ruas que remontam ao tempo da civilização romana, antes de Cristo. Quando se entra na cidade, a fortaleza é o primeiro monumento a saudar os seus visitantes. Construída no séc. XIII, é muito famosa na cidade por lá terem vivido alguns papas, como Bonifácio IX e Niccolò V, e também a famosa Lucrezia Borgia, filha do Papa Alessandro I. De seguida, atravessa-se o aqueduto do mesmo século, mais conhecido por Ponte delle Torri, e é impossível ficar-se indiferente à beleza que está à volta. Pode-se ainda visitar a catedral do séc. XII e a Casa Romana di Vespaia Polla do séc. I, mãe do Imperador Vespesiano, que está parcialmente escavada e cheia de relíquias de uma família rica italiana muito bem conservadas.

Acredita-se ainda que Spoleto ganhou o título de fidelidade, em 206 a. C., por Roma, quando era uma colónia romana e foi ainda palco da Segunda Guerra Punica. Foi uma cidade com um estatuto bastante importante e chegou até a ser escolhida como lugar de confinamento da família real, na mesma época. Em 570, foi ainda ocupada pelos lombardos, que estabeleceram nela a sede do ducado de Spoleto, que durou até 1230.

 

2. CIDADE DA DEGUSTAÇÃO

Spoleto, como muitas cidades italianas, tem uma gastronomia muito característica e, ao contrário do que acontece em várias partes do mundo, mostra da melhor forma como a comida italiana é para apreciar bem devagarinho, sentindo o gosto de cada ingrediente, de cada especiaria.

Por isso, quem passa por esta cidade não se vai sentir gastronomicamente desiludido. Aliás, tal como no Ristorante Italiano do chef Sergio Crivelli, vão aprender que comida italiana não é fast food e que a sua confeção é feita ao pormenor e com uma qualidade extrema.

 

3. CIDADE DA ARTE

Mais um facto extraordinário sobre esta cidade: é o pólo de estudo das artes. Escolas de dança, teatro, música e artes plásticas estão espalhadas pela cidade e é muito comum ver os alunos a demonstrar os seus trabalhos pelas ruas de Spoleto. Todos os anos, de junho a julho, decorre na cidade o famoso Festival Dei Due Mondi, que com três teatros coberto, o anfiteatro romano e a Piazza Del Duomo, presenteia os seus visitantes com espetáculos de balet e operas. Numa noite fresca e perfumada, em pleno Verão italiano, não é fácil ficar indiferente às peculiaridades da cidade.

 

4. COGUMELOS E TRUFAS

A cidade é também conhecida pelas suas trufas e pela variedade de cogumelos. Existem muitas variedades de cogumelos e é habitual ver grupos de pessoas apanharem cogumelos, que nascem em volta da cidade. Cada cogumelo tem o seu sabor, o seu uso e a frequência com que são encontrados. Esses fatores são muito importantes para um verdadeiro conhecedor de funghi, como é o chef Sergio Crivelli.

A apanha de trufas é também uma tradição muito antiga em Spoleto e estas estão presentes nos montes, à volta da cidade. Há duas variedade de trufas: umas que nascem de novembro até fevereiro, as Melanosporum, e as que nascem em junho e julho, as Tuber Aestivum. É também frequente ver cães a ajudarem as pessoas a desenterrarem as trufas, uma vez que estas estão enterradas no terreno.

 

5. CAMINHADAS POR SPOLETO

Spoleto está rodeado por uma muralha e, apesar de não ser muito grande, há várias zonas que são cruciais conhecer, a pé. Uma delas é andar à volta da cidade, dentro e fora das suas muralhas, conhecendo vestígios da civilização romana. Não seria uma cidade italiana se a rota de passeios não passasse pelas suas colinas e Spoleto tem uma vista soberba, para outras cidades vizinhas. Para conhecer mais rotas, será preciso visitar esta cidade e deixar-se levar pela sua magia.

+ There are no comments

Add yours